SOBRE O CURSO
O curso examina o conceito de desejo como produção, tendo como principal instrumental teórico a obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Trata-se , portanto, da apresentação de uma “genealogia do desejo”, seguida da análise da produção desejante e sua relação com o campo social. Em um segundo momento, o curso apresenta as bases para o estabelecimento de uma prática clínica materialista. Neste momento, veremos como amores, sexualidades e vínculos de sociabilidade indicam nossos investimentos inconscientes no campo social, e como a clínica materialista monta uma máquina capaz de atingir essas forças, distinguindo desejo de interesse, e fluxos moleculares de grandes estruturas molares.
PARA QUEM É: estudantes, clínicos, pesquisadores e interessados em filosofia, psicanálise e estudos do inconsciente.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER:
· O funcionamento do inconsciente e do desejo como produção.
· A relação do campo social com os fluxos do desejo.
· Fundamentos da clínica materialista.
· Operar uma leitura clínica materialista da vida, da sociedade e das relações.
DETALHES DO CURSO:
Inscrições abertas!
Encontros: Serão 16 encontros online ao vivo (aulas síncronas), às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30 (horário de Brasília), totalizando 32 horas de curso.
Início do curso: Dia 09 de março de 2026, segunda-feira, às 19h30.
Investimento: R$ 780,00 em até 10 vezes sem juros.
MÓDULOS
Módulo 1: DESEJO E PODER
Módulo 2: PRODUÇÃO DESEJANTE E MÁQUINAS DESEJANTES
Módulo 3: O DESEJO E AS SÍNTESES PASSIVAS DO INCONSCIENTE
Módulo 4: O DESEJO E AS MÁQUINAS SOCIAIS
Módulo 5: FUNDAMENTOS DA CLÍNICA MATERIALISTA
COM QUEM VOCÊ IRÁ APRENDER:
Professor Dr. Alvaro Luiz.
Pensador, escritor e pesquisador da Filosofia da Diferença. É Doutor e Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná, Instituição na qual também obteve graduação. Tem Especializações em Cinema pela Universidade Estadual do Paraná e em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Paraná. Em sua tese de Doutorado, apresentou a noção de 'vidência" na obra de Gilles Deleuze como uma nova forma de pensar as relações entre política e estética. Possui experiência nas áreas de História da Arte, Filosofia, Cinema e Esquizoanálise. O presente curso é resultado de uma pesquisa de longos anos sobre a Esquizoanálise proposta por Gilles Deleuze e Félix Guattari, que Alvaro Luiz prefere chamar de Clínica Materialista.
QUERO ME INSCREVER!