SOBRE O CURSO:
CINEMA: TEORIA E PRÁTICA é um curso que explora, de forma acessível e rigorosa, os fundamentos da criação cinematográfica. Começamos investigando o que significa ter uma ideia em cinema — uma ideia que nasce no próprio movimento das imagens, e não fora delas. Em seguida, estudamos o roteiro como estrutura de pensamento e invenção, a composição do quadro e do plano, o jogo do enquadramento e a lógica da decupagem.
O curso também apresenta os princípios da montagem, entendida como construção de sentido e de ritmo, e introduz dois dos conceitos fundamentais de Deleuze: a imagem-movimento, que organiza o cinema clássico, e a imagem-tempo, que inaugura novas formas de ver e pensar no cinema moderno.
Um percurso completo para quem deseja compreender o cinema tanto no nível conceitual quanto no nível prático — e aprender a pensar com as imagens.
PARA QUEM É: Qualquer pessoa interessada em aprender a teoria e prática cinematográfica. Indicado para quem deseja fazer filmes, vídeos, séries etc.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER:
· As estéticas do cinema.
· Técnicas cinematográficas (aprender a fazer argumento, roteiro, enquadramento, decupagem e montagem).
· Ideias cinematográficas.
· .Um vocabulário que permitirá ao aluno uma maior fruição das obras cinematográficas.
DETALHES DO CURSO:
Inscrições abertas!
Encontros: Serão 16 encontros online ao vivo, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30 (horário de Brasília), totalizando 32 horas de curso.
Início do curso: Dia 11 de março de 2026, quarta-feira, às 19h30.
Investimento: R$ 780,00 em até 10 vezes sem Juros.
Módulos:
Módulo 1: O que é ter uma ideia em cinema?
Módulo 2: Argumento e roteiro
Módulo 3: Quadro e plano, enquadramento e decupagem
Módulo 4: Montagem
Módulo 5: A imagem-movimento
Módulo 6: A imagem-tempo
COM QUEM VOCÊ IRÁ APRENDER:
Professor Dr. Alvaro Luiz.
Pensador, escritor e pesquisador da Filosofia da Diferença. É Doutor e Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná, Instituição na qual também obteve graduação. Tem Especializações em Cinema pela Universidade Estadual do Paraná e em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Paraná. Em sua tese de Doutorado, apresentou a noção de 'vidência" na obra de Gilles Deleuze como uma nova forma de pensar as relações entre política e estética. Possui experiência nas áreas de História da Arte, Filosofia, Cinema e Esquizoanálise. O presente curso é resultado de uma pesquisa de longos anos sobre o pensamento cinematográfico de Gilles Deleuze e a experiência "vidente", conceito elaborado por este filósofo, no Cinema Novo brasileiro, que Alvaro prefere chamar de Cinema Vidente brasileiro.
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